Regulamento Trabalhos Científicos - E-Pôster
Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu trabalho. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.
1. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS:
Somente serão analisados pela Comissão Científica os trabalhos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
- Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
- Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
- Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico, relato de caso, etc.).
- Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
- Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
Tema livre, desde que dentro da abordagem do Congresso.
Obs.: Não serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA.
1.1. FORMATAÇÃO
- O número máximo de caracteres por trabalho é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave.
- O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.
- É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos:
- Introdução/Fundamentos
- Objetivos
- Delineamento/Métodos
- Resultados
- Conclusões/Considerações finais.
- Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
- Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
- Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.
2. DO ENVIO
- Os trabalhos deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos trabalhos enviados por quaisquer outros meios.
- As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor que fará a submissão, deverá estar com a inscrição confirmada no Congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio do trabalho e do E-pôster, no formato ABNT.
- As bibliografias consultadas devem ser enviadas através do trabalho, e devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação do E-pôster.
- O autor deve estar com inscrição confirmada no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo, podendo ser o responsável por no máximo DOIS trabalhos.
- Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores).
2.1 ÁREA TEMÁTICA:
O autor deve escolher uma das áreas temáticas abaixo no momento da submissão:
- Atualização em exames do segmento anterior;
- Córnea;
- Emergências em Oftalmologia;
- Glaucoma;
- Neuroftalmologia;
- Oftalmopediatria e Estrabismo;
- Oncologia Oftalmológica;
- Plástica Ocular e Vias Lacrimais;
- Refração;
- Retina;
- Uveites.
ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão em E-pôster do trabalho através da internet.
3. DO PRAZO
- A data limite para o envio dos trabalhos é até o dia 28 de fevereiro de 2025 às 23h59. Após essa data, as inscrições serão consideradas encerradas.
- Após a aprovação e divulgação dos trabalhos, os autores cujos trabalhos foram aprovados têm como data limite para o envio de E-pôsteres o dia 09 de maio de 2025, até às 23:59.
4. DA CONFECÇÃO DO E-PÔSTER:
- O E-pôster deverá ser autoexplicativo.
- Seu E-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF, e somente através do link disponível nesta página. Clique aqui para baixar o modelo.
- Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).
- Sua apresentação deverá ter apenas 1 página.
- Os E-pôsteres desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.
ESTRUTURA DOS E-PÔSTERES:
- O autor deverá seguir a sequência: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusão e Bibliográfica.
- Para a confecção do BANNER/ E-PÔSTER: Título (centralizado), nome do(s) autor (es) centralizado, Introdução com os Obetivos (texto justificado), Material e Métodos (texto justificado), Resultados e Discução (texto justificado), Conclusões (texto justificado);
- Referências bibliográficas (seguindo normas ABNT NBR 6023 e texto justificado);
- Agradecimentos (quando e se houver, com texto justificado).
- O formato de sua apresentação deverá seguir as seguintes medidas:
- Fonte Times New Romain para todo o trabalho, fonte tamanho 14 para o título, tamanho 14 para os autores, 12 ou mais para o texto, distância entre as linhas sendo 1,0.
- Utilize negrito nas letras, evite o itálico,
- Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas
5. CERTIFICADOS
- Os certificados estarão disponíveis no site do congresso vinte dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.